Yeung Faï: Un Dernier Maître de Marionnettes (França)

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
Sala Mario Viegas
22 de Maio às 18h (Domingo)
Estreia Nacional

Documentário, 52m, 2015 
Realização, fotografia e som: Christian Passuello Montagem: Yen Le Van Produção: Les Films du Sud, Vosges Télévision, Agovision Difusão: Vosges TV Idioma: Francês, com legendagem em inglês

Sessão apresentada por Didier Plassard*



Yeung Faï, encarna a quinta geração de uma grande dinastia de marionetistas chineses. Foi iniciado nesta arte a partir dos quatro anos de idade. O seu pai, um mestre reverenciado, foi perseguido durante a Revolução Cultural por causa da sua arte ser considerada "académica e reaccionária".

A "Infâmia" do pai significou a ruína para a família e uma infância difícil para Yeung Faï. Após a morte de Mao Tsé-Tung, em 1976, os espectáculos de marionetas são novamente permitidos. Juntamente com o seu irmão mais velho, volta a actuar, mas de forma discreta.


Na época dos protestos da Praça de Tiananmen, em 1989, a família sente-se novamente ameaçada. Yeung Faï escolhe o exílio, e parte para a Bolívia. Iniciam-se anos de insegurança. Depois de sobreviver algum tempo em La Paz, decidiu tentar a sua sorte em Hong-Kong, mas é novamente confrontado com a dificuldade de reconhecimento da sua arte e, o mais importante, o desespero.

A sua vida sofre uma reviravolta, refugiado em França, consegue montar um primeiro espectáculo, "Hand Stories", inspirado na sua história pessoal. Este trabalho revelou-o como um grande criador e mestre de marionetas.

O espectáculo seguinte, "Blue Jeans", transportou-nos para fábricas do mundo, onde se fabricam as calças emblemáticas da globalização. Esta criação confirmou o seu compromisso artístico com os campos da experimentação, o que caracteriza a arte das marionetas na actualidade.

Yeung Faï aproxima-se dos cinquenta anos e sabe que é o último da sua linhagem familiar. O irmão mais velho morreu e sua única filha não foi iniciada nesta arte. É, portanto, fora da família, que irá transmitir esta herança praticada por cinco gerações.















Actualmente continua a residir em França está muito envolvido com a École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières. Ensina e acompanha a 9.ª promoção, até ao seu espectáculo final de formatura.

Este documentário oferece um retrato do percurso atormentado deste artista, que à custa de muitas provas, foi capaz de afirmar o seu trabalho com determinação e perseverança. Este filme é inspirado no conteúdo maravilhoso e trágico contido nos seus espectáculos.

"Durante vinte anos, a prática do documentário tornou-se um modo de vida. Os problemas de produção, os encontros com os outros, a construção de narrativas, o financiamento ou o desejo fazem parte da minha vida diária. Independentemente dos assuntos abordados, a música flamenca, o canábis, a infância, a identidade ou a memória, por fim, o que acontece aos outros é também o que acontece comigo. Mesmo quando não estou a filmar sou sempre cineasta.” - Christian Passuello

*Didier Plassard
Professor de Estudos de Teatro na Universidade Paul Valéry, Montpellier. Autor de vasta obra publicada sobre marionetas e teatro, destacando-se Théâtre des fous d’Edward Gordon Craig (L’Entretemps, 2012), Puck, n.º 20 (Humain - Non humain, com Cristina Grazioli, 2014) e ArtPress2, n.º 28 (La marionnette sur toutes les scènes, com Carole Guidicelli, 2015). É membro do Conselho de Administração do Institut International de la Marionnette e Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.


Trailer Yeung Faï a last great puppet master... por lesfilmsdusud