Yase Tamam (Irão)

Count to One

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Mário Viegas
19 e 20 de Maio às 21h (Quinta e Sexta)
Estreia Nacional

Inspirado nos poemas de: Omar Khayyam Encenação: Zahra Khyali Sabri Assistente de encenação: Fatemeh Abbasi Interpretação: Mehdy Shahpiry, Reza Bahrami, Hossein Divandari Músico: Behrang Abbaspoor Fotografias: Mani Lotfizadeh, Reza Mousavi Técnica: Marionetas de barro Idioma: Sem palavras Público-Alvo: +12 Duração: 45 min.
Bilheteira online



"Count to One", a nova criação da encenadora iraniana Zahra Sabri, inspira-se na poesia milenar do poeta persa Omar Khayyam (século XI), considerado como hedonista e céptico, relativamente distante da prática do Islão. 

Os três marionetistas são homens, três soldados que decidem parar de lutar, numa terra desconhecida e, para se expressarem, começam a fazer esculturas de barro. Com grande mestria criam todo o tipo de esculturas efémeras, desde pássaros até uma bailarina. O espectáculo combina imagens actuais com poesia oriental, e música ao vivo, numa ousada declaração contra a guerra.










A marioneta tem a sua própria linguagem inconfundível - esta é uma das razões pelas quais o teatro no Irão está cada vez mais a recorrer a uma antiga tradição: o teatro de marionetas. A encenadora Zahra Sabri arrisca bastante quando se move do teatro de marionetas tradicional para o reino do teatro de objectos contemporâneo e destila a filosofia pacifista da poesia persa.

“Khayyam fala do tempo actual e de amor (...), a atitude destes soldados não tem tempo. Podia ser em qualquer época. Neste espectáculo, queria expressar o meu ódio pela guerra e a minha esperança na vida.” - Zahra Sabri











“(...) O espectáculo é uma fascinante e bonita meditação sobre a vida em contraste com a guerra”. - DN.SE

“(...) O resultado foi magnífico (...). Tudo foi muito bem acompanhado pelo músico Behrang Abbaspoor. Os homens não pronunciaram uma palavra, mas os seus olhos e a imaginação contaram tudo. Foi uma representação poética da brutalidade da guerra, do que tem um início, mas não tem fim (...)”.
- Rakel Chukri, Sydsvenskan




BIO
Zahra Khyali Sabri nasceu em Teerão em 1966, é encenadora, cenógrafa e construtora de marionetas. Recebeu o B.A. em Cenografia pela Islamic Azad University, em 2000. Em 1990, fundou a premiada companhia de teatro Yase Tamam, que tem actuado em diversos festivais internacionais por todo o mundo.