Yael Rasooly & Yaara Goldring (Israel)

The House by the Lake

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 
20 e 21 de Maio às 21h (Sexta e Sábado)
Espectáculo de Encerramento do FIMFA Lx16
Estreia Nacional

Texto e encenação: Yael Rasooly, Yaara Goldring Co-autoria: Edna Blilious, Rinat Sterenberg Interpretação: Maya Kindler, Michal Vaknin, Yael Rasooly Cenografia e figurinos: Maureen Freedman Concepção de marionetas e objectos: Maayan Resnick, assistida por Noa Abend Compositor e autor das letras: Nadav Wiesel Desenho de som: Binya Reches Desenho de luz: Asi Gottesman Assistente de encenação: Michal Vaknin Olhar exterior: Yael Inbar Fotografias: Nir Shaanani Produção: “Hazira Performance Art Arena” de Jerusalém Apoio à apresentação: Embaixada de Israel em Portugal Técnica: Marionetas e objectos Idioma: Inglês Público-Alvo: +12 Duração: 60 min.


The House by the Lake, um cabaret musical para actrizes, marionetas e objectos, de Yael Rasooly e Yaara Goldring.

Ainda não há muito tempo atrás, na Europa Central, três irmãs têm de se esconder num pequeno quarto, muito frio, e aguardar o regresso da mãe. Ao longo de uma noite infindável, esforçam-se por manter intacta a vida que levavam, refugiando-se num estranho jogo cheio de fingimentos (curso de ballet, de música, de línguas). À medida que o mundo se desmorona à sua volta, os seus corpos fundem-se com os pedaços partidos das bonecas, que se transformam em instrumentos musicais, criando um mundo absurdo e fantástico.

The House by the Lake oscila entre o cabaret e o teatro contemporâneo de marionetas e objectos, para adultos e adolescentes. Através da memória e das canções de uma artista de cabaret, emergem recordações de uma infância roubada, de uma família dilacerada... a história de três irmãs durante o Holocausto. E apesar do horror e dos pesadelos, o poder da imaginação e da criação é mais forte e não pode ser silenciado.

The House by the Lake é um espectáculo sobre uma infância roubada, o que infelizmente continua a existir hoje, como no passado. Não é preciso procurar muito.





















“Um espectáculo original e muito imaginativo que enfrentou o desafio de criar um mundo teatral bonito e delicado, que combina subtilmente o humor e o horror da história.” - Shai Bar Yaakov, Yediot Aharonot

 “Uma aposta na inteligência Yaara Goldring e Yael Rasooly escolheram um tema terrível e delicado para The House by the Lake, o qual abordam com infinita subtileza e inteligência. (...) A encenação é inventiva e prossegue em pequenos passos: as bonecas movem-se e tornam-se marionetas que ganham vida nas mãos de três actrizes, ao ponto de, por vezes, não sabermos quem é quem (...).” -Trina Mounier - LesTroisCoups.com 

 “Ao escolherem abordar o trauma do Holocausto dentro do imaginário infantil e do musical, Yael Rasooly e Yaara Goldring assinam com The House by The Lake, um verdadeiro bouquet de pepitas cénicas e oníricas, recorrendo às formas populares do cabaret, ao conto e ao teatro de marionetas, para encenarem o horror da memória colectiva e de uma família (...).” - Yves Desvigne, www.lenvoleeculturelle.fr


BIO
Yael Rasooly é encenadora, actriz, marionetista e cantora. Nos seus espectáculos desenvolve uma linguagem que mistura diferentes linguagens artísticas, teatro, artes plásticas e música. Yael conta histórias que transportam o público para um mundo entre a ficção, realidade e a recordação, o passado. As imagens que propõe navegam entre os lados terno e sombrio dos contos de fadas.
Yael Rasooly nasceu em Jerusalém em 1983. Realizou os estudos de cantora lírica e depois estudou cenografia em Londres. Começou a desenvolver a sua linguagem cénica, muito pessoal, na School of Visual Theater de Jerusalém, onde se especializou em encenação, teatro de objectos e cenografia, tendo-se graduado com distinção.
Desde 2006 que Yael cria espectáculos de teatro de objectos que têm sido convidados para diversos festivais de teatro na Europa, Estados Unidos da América, América do Sul e na Ásia, principalmente com “How Lovely”, apresentado no Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes de Chaleville-Mézières (2009), no Festival de Avignon, entre outros. A sua criação “The House by the Lake” foi premiada no Acco Theater Festival (Israel). Esta produção juntou diversos jovens criadores israelitas, como músicos, compositores, actores e cenógrafos.
Simultaneamente desenvolve a sua carreira de cantora, com um repertório ecléctico, música medieval, clássica e jazz, ao mesmo tempo que cria espectáculos singulares, como “Paper Cut”, que tem recebido vários prémios, como o Award for Excellence for a Solo Show, no NY Fringe Festival (Agosto 2011), e que foi apresentado em Lisboa, na 12.ª edição do FIMFA, com grande sucesso.