Workshop

Aparição: Criação e Construção de uma Marioneta à Escala Humana
Coordenação: Natacha Belova (Rússia-Bélgica)

TEATRO NACIONAL D. MARIA II 
9 a 15 de Maio (Segunda a Domingo)


No âmbito do Projecto Funicular*: um projecto de formação internacional na área do 
Teatro de Marionetas do CAMa - Centro de Artes da Marioneta / A Tarumba 

As inscrições já estão encerradas. Para mais informações clique aqui

Natacha Belova é uma construtora de marionetas invulgar, que se tem destacado no panorama mundial do teatro de marionetas e formas animadas pela qualidade e beleza intrigante das suas criações.

Neste workshop do Projecto Funicular, que decorre no Teatro Nacional D. Maria II durante o FIMFA Lx16, os participantes vão construir uma marioneta à escala humana.

















Destinatários: Marionetistas, actores, bailarinos, artistas plásticos, estudantes de artes performativas N.º de Participantes: 15 Horário: Segunda a Domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h


Natacha Belova
Figurinista, cenógrafa e marionetista. Nasceu na Rússia em 1969 e desde a infância que sempre viveu numa atmosfera teatral, graças ao seu pai, actor e encenador. Começou desde muito cedo a trabalhar no teatro, e aos 14 anos já desenhava figurinos e cenários para alguns espectáculos no teatro que este fundara e dirigia. Formou-se em História e Direito em 1993.
Em 1995 mudou-se para a Bélgica e voltou a trabalhar em teatro. Trabalhou durante dezanove anos como figurinista, cenógrafa e marionetista, com cerca de vinte diferentes encenadores, incluindo Jean-Michel d’Hoop, Franco Dragone, Carlo Boso, Galin Stoev, Didier de Neck, Philippe Blasband, Isabelle Pousseur, Christophe Sermet, Raoul collectif. Concebeu as marionetas e foi uma das cenógrafas da obra do escritor e cineasta chileno Alejandro Jodorowsky, “Trois Vieilles”, Cie Point Zéro. Criou figurinos para cerca de cinquenta espectáculos, mas também para dança, circo e cinema.
Este percurso proporcionou-lhe o reconhecimento na área artística belga, com três nomeações para o Prix de La Critique do Teatro Belga (2008, 2009, 2010), e recebeu este prémio na categoria de Criação Visual (2010).
Nos últimos anos teve a oportunidade de exportar o seu know-how em projectos belga-coreano e franco-brasileiro, acompanhando a digressão internacional dos espectáculos em que trabalhou (Espanha, Canadá, Rússia, Coreia , Chile e Brasil), e dirigindo cursos na Bélgica, França, Rússia, Brasil, Chile e Malásia.


PROJECTO FUNICULAR* 
Se desejar receber informações das próximas acções de formação, envie-nos um e-mail com o seu contacto para info@tarumba.org ou projectofunicular@gmail.com

Um programa de formação do CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba, iniciado em 2010, composto por workshops intensivos dirigidos a profissionais seleccionados em função do seu currículo e experiência. A inscrição é internacional e, devido à selecção, quer dos formadores, quer dos participantes, reúne diversas disciplinas artísticas, permitindo o encontro da marioneta com as outras artes.
O teatro de marionetas contemporâneo cruza diversas técnicas de manipulação ou campos artísticos. As técnicas tradicionais de manipulação são reinventadas. O actor-manipulador tem que saber controlar e manipular o seu corpo, a sua voz e, simultaneamente, apropriar-se da diversidade e liberdades estéticas que o teatro de marionetas e formas animadas permite.
O primeiro conjunto de workshops decorreu em 2010, com dois criadores muito importantes no teatro de marionetas e de objectos contemporâneo, Stephen Mottram e Agnès Limbos. Em 2011 decorreu o workshop de Jim Kroupa, antigo colaborador de Jim Henson, reconhecido internacionalmente no campo da construção de marionetas e mecanismos absolutamente exemplares, com um currículo vastíssimo neste campo, quer em espectáculos, séries de televisão ou no cinema. Em 2012 decorreram os worshops “Práticas de Criação para o Público Jovem: Luz e Movimento”, dirigido por Francesca Sorgato e Flop Lefebvre; e “Atrás do ecrã: a sombra e o teatro de sombras”, dirigido por Fabrizio Montecchi, do Teatro Gioco Vita, um dos grandes mestres do teatro de sombras. Em 2013 Agnès Limbos e Nicole Mossoux, da Cie Mossoux-Bonté, dirigiram o workshop “O Corpo face ao Objecto”. Thomas Lundqvist, considerado o maior especialista europeu de Bunraku, coordenou em 2014 o workshop “Bunraku: Anatomia e Manipulação”. Em 2015 decorreram os workshops “Corpo, Marioneta e Manipulação”, criado por Iris Meinhardt e dirigido por Antje Töpfer, “Imagens em Movimento no Espaço”, orientado por Kalle Nio e “Vídeo, Marionetas e Objectos no Espaço Cénico, dirigido por Gavin Glover.