Tim Spooner (Reino Unido)

The Assembly of Animals

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL - Sala de Ensaios 
14 e 15 de Maio às 11h e 16h30 (Sábado e Domingo)
Estreia Nacional

Concepção: Tim Spooner Desenho de luz: Marty Langthorne Manipuladores: Tim Spooner, Natacha Poledica, Enrico Aurigemmo Produção: Marine Thévenet/Nicky Childs, Artsadmin para Bamboo Network - The European Union’s Culture Programme Co-produção: TJP-Centre Dramatique National de Strasbourg Apoios: National Lottery Through Arts Council England, Cambridge Junction Agradecimentos: Chelsea Theatre, Londres Fotografias: Joyce Nicholls, Paul Blackemore Técnica: Marionetas, objectos e demonstrações científicas Idioma: Sem palavras Público-alvo: Dos 3 aos 103 anos Duração: 30 min.


The Assembly of Animals é um espectáculo-instalação, uma escultura performativa que combina marionetas, objectos e demonstrações científicas. Um palco expande-se lentamente, iluminado por cores néon, submerso na escuridão. Visões estranhas, líquidos coloridos e animais magnéticos emergem da obscuridade, revelando a sua mecânica interior.

Tim Spooner apresenta criaturas estranhas que vêm de outro mundo, um bestiário que oscila entre a ficção científica, contos de fadas e o surrealismo. Os manipuladores estão presentes para lhes dar vida, mas neste mundo em miniatura os animais têm a sua própria existência. E mal o espectáculo se inicia, acreditamos na ilusão.










Podemos ver o funcionamento interno de um laboratório à procura de vida em objectos quotidianos. Uma série de experimentações delicadamente compostas revelam um sistema de proliferação de surpresas e de animais, dentro de animais. No centro de tudo está a forma: cabeça, corpo e quatro patas. A forma é modificada, aumentada, encolhida, alterada para diferentes versões e esticada até aos limites do reconhecimento.

E para satisfazer a nossa curiosidade, Tim mostra-nos como tudo funciona, revelando o interior de objectos que ganham vida no seu espectáculo. Tim Spooner é um inventor artístico que utiliza a física básica e uma imaginação surrealista para criar um mundo cuidadosamente construído e delicado, deixando as crianças e os adultos maravilhados.


"Estou interessado nas formas de como tentamos explicar o mundo: na metafísica e nos mitos da criação. A minha própria abordagem ao mistério é experimentar como os materiais se comportam, para obter uma melhor compreensão dos mesmos. A partir daqui construo colecções de marionetas que se transformam em ideias para possíveis universos.” - Tim Spooner


"Tim Spooner é inclassificável. Meticuloso na montagem e na construção dos seus objectos, desconcertante na implementação das suas performances, pertence àqueles artistas libertos de quaisquer ideias e expectativas preconcebidas. Ele parece seguir apenas o fluxo lógico do material, enquanto este se transforma, oferecendo-nos um universo único, estranho e poderoso." - Renaud Herbin, Director TJP, Strasbourg

"Absolutamente fascinante, inegavelmente louco." - Flossie Waite, Children’s Theatre Review

"Tim é um inventor artístico, e usa a física básica e uma imaginação surrealista para criar este mundo cuidadosamente construído, a sua delicadeza exige um maravilhamento consistente (...)." - Theatre Bristol Writers

“A manipulação é fantástica (...). É uma experiência maravilhosa - fiquei a sonhar com carneiros eléctricos e cheia de alegria." - Dorothy Max Prior, Total Theatre


BIO
Artista plástico e performer, Tim Spooner desenvolve o seu projecto em Londres, trabalhando sobre a convergência entre o mundo físico e o mundo das ideias. Mostra regularmente o seu trabalho em galerias e teatros, e geralmente apresenta os seus espectáculos ao lado de pinturas. A sua pesquisa combina um fascínio pela manipulação de objectos e marionetas, com as práticas do desenho, da escrita e da performance. Ao jogar com a escala e a perspectiva, os seus espectáculos absolutamente surreais revelam as propriedades particulares e por vezes idiossincráticas dos objectos com os quais está a lidar. Desde 2010, tem feito uma série de espectáculos metafísicos de marionetas, nos quais os objectos, meticulosamente manipulados, nos são apresentados a partir da sua vida interior, tendo como objectivo expandir a compreensão do mundo físico. Estes espectáculos são: The Grid of Life, The Magic Bird Garden Room, 24 Grotesque Manipulations e The Telescope.

Experiments from THE ASSEMBLY of ANIMALS from Tim Spooner on Vimeo.