Théâtre La Licorne (França)

Les Encombrants Font Leur Cirque

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 
5, 6 e 7 de Maio às 21h30 (Quinta, Sexta e Sábado)
Espectáculo de Abertura do FIMFA Lx16 
Estreia Nacional

Encenação, concepção e cenografia: Claire Dancoisne Música: Pierre Vasseur Desenho de luz: Philippe Catalano Marionetas: Hervé Lesieur Assistido por: Pierre Dupont, Fanny Chica Figurinos: Francis Debeyre Costureira: Annick Baillet Construção de objectos: Bertrand Boulanger, Jean-Baptiste Gaudin, Alain Le Béon, Coline Lequenne, Francis Obled, Fred Parison, Gérard Sellier, Patrick Smith Intérpretes: Marc Amyot, Anthony Diaz, Ariane Heuzé, Vincent Varene, Marion Zaboitzeff, Nicolas Cornille Direcção técnica: David Laurie Luz: Claire Lorthioir Som: Stéphane Zuliani Direcção de cena: Frédéric Druaux Fotografias: Pascal Auvé, Eric Legrand Produção: Théâtre La Licorne Co-produção: Théâtre du Peuple de Bussang Apoios: DRAC Nord-Pas de Calais-Picardie, Conseil régional Nord–Pas de Calais-Picardie, Conseil départemental du Nord, Conseil départemental du Pas-de-Calais, Communauté Urbaine de Dunkerque Agradecimentos: Le Channel - Scène nationale de Calais, Bateau Feu - Scène nationale de Dunkerque Apoio à apresentação: Institut Français du Portugal Técnica: Marionetas, autómatos e objectos Idioma: Algumas palavras em francês e português Público-alvo: Dos 6 aos 106 anos Duração: 75 min.


O FIMFA Lx16 abre no Teatro Maria Matos com um espectáculo fantástico, que combina a marioneta e o circo, por uma das mais conceituadas companhias francesas, o Théâtre La Licorne, que nos transporta para um universo singular, situado entre Júlio Verne, Leonardo da Vinci e as máquinas dos Royal de Luxe.

Uma carismática família, reunida em volta de uma pista de circo, vai surpreender-nos com a sua fantasia e as suas criaturas exóticas construídas em ferro, metal, mecanizadas, oleadas, pneumáticas e artesanais! É uma visão do mundo em que tudo é possível, através de artistas “centenários” que, mesmo com os ossos a estalar e os dentes a bater, fazem proezas verdadeiramente utópicas. Triunfantes sob as suas artroses, continuam a ser impertinentes e audazes a fazerem o que sempre fizeram: Circo! 

No programa: domar latas de sardinhas, um louva-a-deus equilibrista, peixes vermelhos, centopeias, um tubarão, leões, um rinoceronte, pirilampos ou caracóis. Esta mistura grandiosa ganha vida perante os nossos olhos, numa viagem por um mundo poético e surpreendente que irá encantar públicos dos 6 aos 106 anos!














"(...) Les Encombrants font leur Cirque de Claire Dancoisne é dirigido a crianças e a adultos, para terem contacto com uma pista lúdica, onde uma companhia de marionetistas exímios encarna um grupo de idosos capazes de todas as extravagâncias com o seu bestiário de animais autómatos (...)." - Les Inrockuptibles

“Navegamos entre Júlio Verne, Leonardo da Vinci e as máquinas dos Royal de Luxe (...). O espectador oscila entre o encantamento e a surpresa. O charme funciona tanto no palco como no ar, ou entre as portas entreabertas deste palácio único de madeira. Nós só podemos aplaudir descontroladamente estes artistas de circo irreverentes, prontos a tudo para nos divertirem. (...). Uma homenagem ao mundo do circo. Agradecemos a Claire Dancoisne, por este momento de riso e de pura fantasia, para partilhar dos 6 aos 106 anos.” - L’Est Républicain

"Ode à vida, à fantasia e ao sonho. Um espectáculo singular e maravilhosamente louco, para ver dos 6 aos 106 anos." - La Terrasse

“É extraordinário Les Encombrants font leur Cirque, de Claire Dancoisne, que entusiasma o público de todas as idades. Esta artista única imagina as cenografias das histórias que ela própria escreve e conta, apoiando-se em objectos fabulosos, esculturas, um bestiário quimérico e, neste caso, em marionetas à escala humana, manipuladas à vista (...).
Um rinoceronte, um cavalo, um louva-a-deus equilibrista, caixas de sardinhas que fazem trapézio, malas que rugem como leões, e todos estes velhos artistas que fazem uma última volta na pista, acreditamos em tudo, porque tudo é maravilhosamente engenhoso.” - Armelle Héliot, Le Figaro

BIO
O Théâtre La Licorne, liderado por Claire Dancoisne, tem uma experiência de mais de 28 anos nas artes do teatro de marionetas e do teatro de objectos.
La Licorne é, desde o início, o prazer da construção, o sabor do improvável e do sensível. A companhia propõe um teatro em que o objecto animado, mecanizado ou manipulado está sempre no centro dos seus espectáculos, e onde os actores, artistas plásticos e músicos trabalham em conjunto para levar ainda mais longe a imaginação. A beleza das imagens e a grandiosidade da máscara são a forma desta linguagem teatral, feita de carne, papel e de ‘ferro-velho’. Não naturalista e muitas vezes poético, o teatro de La Licorne inscreve-se na criação teatral contemporânea, mas também na fronteira das artes plásticas e da marioneta.
Objectos, máquinas, máscaras e marionetas são indispensáveis na escrita teatral de Claire Dancoisne, porque são capazes de transportar os actores e os espectadores para outros universos. As máquinas artesanais construídas nas suas oficinas contribuem para a magia dos espectáculos, permitindo o jogo com a dimensão e a perspectiva, tocam pela sua fragilidade e provocam o riso com a sua aparência insólita.
Desde a sua criação, em 1986, a companhia tem feito espectáculos de sala, de rua, para o público jovem, em apartamentos, em lugares incomuns e em grandes eventos... Cerca de trinta e seis criações originais têm viajado pelas estradas de França e participado em inúmeros festivais internacionais.
O seu novo espaço dedicado à criação europeia para a marioneta contemporânea e para o teatro de objectos - Outil de Création Européen, de Recherche pour la Marionnette Contemporaine et le Théâtre d'Objets -, abriu em Novembro de 2015, em Dunquerque, e é um local de criação, de formação, de residências artísticas, de exposições e de acolhimento de públicos.



Les Encombrants font leur cirque - reportage from Théâtre du Nord on Vimeo.