Lichtbende (Holanda)

TUTU

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Mário Viegas 
11, 12 e 13 de Maio às 10h30 (Quarta, Quinta e Sexta)
14 e 15 de Maio às 16h (Sábado e Domingo)
São Luiz Mais Novos 
Estreia Nacional

Direcção artística, concepção, imagens e performers: Marie Raemakers, Rob Logister Compositores e intérpretes musicais: Axel Schappert, Helene Jank Dramaturgia e coreografia: Jeannette van Steen Olhar exterior: Rop Severien Fotografias: Rob Logister, Christian Mitrea Agradecimentos: Carlos Lagoeiro, Etienne Borgers, Irene Schaltegger, Myrthe Schuuring, Sandra Stark, Thamar van Loon en Sanne Bloemink Técnica: Lanterna mágica Idioma: Sem palavras Público-alvo: Dos 6 aos 106 anos Duração: Aprox. 50 min.
Bilheteira online



Um concerto de imagens, lanternas mágicas, gramofones e música ao vivo, para espectadores dos 6 aos 106 anos!

TUTU é um verdadeiro festim para os olhos e ouvidos. Um espectáculo contemporâneo de lanternas mágicas que nos leva para o período entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Uma menina dança todos os estilos desta época, desde o tango ao sapateado, do vaudeville à dança de salão, do ballet clássico ao ballet Bauhaus, e o público vai poder seguir as suas alegrias e tristezas numa época de mudanças importantes. A dança, marcada nesta altura pela busca da liberdade individual e pelo interesse em outras culturas, reflecte a sua vida.






















Lichtbende vai deslumbrar-nos com este conto com dança, cheio de ritmo e projecções de lanternas mágicas num ecrã gigante. Os músicos e os manipuladores estão à vista do público, enriquecendo esta grande experiência visual e sonora, porque podemos ver como criam este mundo secreto de imagem e som.

“Estimulante e muito comovente, (...) sempre surpreendente e extraordinário.” - Rems-Zeitung

"Tutu é um espectáculo bonito e delicado, com um visual vintage, com um sabor de outros tempos." -El Mercurio


BIO
A companhia Lichtbende foi criada em 2010 pelos artistas Marie Raemakers, Rob Logister e pelo músico e compositor Axel Schappert, a partir do fascínio que sentiam pelas imagens e histórias surpreendentes que as crianças produzem quando se trabalha com projecções.
Lichtbende tem as suas raízes na combinação de dois grupos, a companhia Musiscoop, que pudemos ver no FIMFA Lx10, e no Projectie Project, um projecto de educação artística. Mais de quinze anos de experimentação com imagens de luz e sombra por ambos os grupos está na origem desta companhia, que apresentou no FIMFA Lx13 a sua segunda criação, “Poufff”.
Musiscoop foi criado por Ida Lohman, para explorar a utilização da lanterna mágica e da música ao vivo como uma forma de arte expressiva. Foi assim que criou os espectáculos "Groot Licht Circus" e "Toverslag". A companhia terminou com a morte de Ida Lohman.
O Projectie Project é um projecto de educação artística de Marie Raemakers e Rob Logister, onde as crianças experimentam as possibilidades de brincarem com a luz e a sombra, através da utilização de retroprojectores. A partir deste conceito desenvolvem trabalhos artísticos sobre o ambiente de uma forma experimental.
Lichtbende combinou todas estas experiências com projecções e música ao vivo, que são especialmente concebidas para cada nova criação, originando espectáculos contemporâneos e experimentais com lanternas mágicas.